Livros para pais sobre educação dos filhos

Todos pais buscam se informar a respeito de como educar melhor seu filho. A Internet tem conteúdo abundante sobre o assunto. Entretanto, a Internet oferece apenas conteúdo rápido e superficial: são dicas para o dia-a-dia que não abordam em detalhes como criar um filho.

Para ter acesso a informações mais densas os pais precisam buscar livros. Para ajudar as novas famílias na busca por livros sobre o assunto, preparamos uma lista com alguns livros de qualidade sobre criação de filhos (abordando o assunto de vários pontos de vista diferentes e sem foco em faixa etária).

Crianças e Adolescentes Seguros

Crianças e adolescentes seguros

O livro Crianças e Adolescentes da autora Renata Waskman aborda os riscos que as crianças enfrentam no seu dia-a-dia. O livro traz artigos de 45 especialistas da Sociedade Brasileira da Pediatria sobre como evitar ecidentes em casa, impedir que os jovens consumam drogas e álcool e enfretar o bullying no colégio.

Autor: Sociedade Brasileira de Pediatria, Renata Dejtiar Waksman, Regina Maria Catucci Gikas e Wilson Maciel
Editora: Publifolha

Quem Ama Educa

Quem Ama Educa

É um dos livros mais conhecidos de Içami Tiba, que é formado em psiquiatria. Essa obra está dividida em quarto partes distintas em que o autor explicita os problemas, busca soluções e as expõem para pais e filhos.

O livro tem como objetivo transferir de volta a responsabilidade de educação dos filhos para os pais, tirando esse ‘peso’ das escolas. Nessa linha, Içami Tiba dá dicas para os pais sobre como equilibrar vida profissional e pessoal, de forma a permitir que os pais tenham tempo e conhecimento para educar seus filhos.

Autor: Içami Tiba
Editora: Gente

Como Educar Meu Filho?

Como educar meu filho?
A psicóloga Rosely Sayão desafia os pais a compreender o universo dos filhos e dá ferramentas para isso. O texto questiona conceitos pré-estabelecidos de certo e errado no que tange a educação dos filhos e permite aos pais uma nova forma de pensar a educação.

Autor: Rosely Sayão
Editora: Publifolha

Pais competentes, filhos brilhantes

Pais brilhantes, filhos competentes

O livro do psicólogo Caio Feijó está dividido em duas partes. A primeira detalha os erros mais cometidos pelos pais, como a super proteção e a prática de punir.

Já na segunda parte, o autor aborda as soluções para os erros apresentados na primeira. O livro, baseado na Psicologia do Comportamento Humano, termina oferecendo sete princípios fundamentais para a educação dos filhos (resultado de pesquisas realizadas pelo autor).

Autor: Caio Feijó
Editora: Novo Século

Invente jogos para brincar com seus filhos

Tentar fazer com que seu filho largue o vídeo game para estudar matemática, é uma missão mais do que impossível? E quando você arruma um tempinho para ajudá-lo na lição de casa, vocês sempre acabam se irritando um com o outro? Pensando nessas questões, Cheryl Tuttle e Penny Paquette escreveram Invente jogos para brincar com seus filhos, um livro que traz inúmeros jogos para aperfeiçoar as habilidades de leitura, escrita e raciocínio matemático em crianças na idade pré-escolar e ensino fundamental. Cada jogo vem com uma explicação das habilidades que serão desenvolvidas, dos materiais utilizados e do tempo que será necessário para jogá-lo. Eles podem ser adaptados a sua família e são planejados para produzirem o máximo benefício no menor tempo possível. Você poderá ampliar conhecimentos científicos e matemáticos durante o café da manhã, ou exercitar formação de frases no caminho da escola! Segundo as autoras, esses jogos, além de desenvolver o pensamento criativo, elevam a auto-estima da criança que se sente muito mais integrada à família. O melhor é que, para que isso ocorra, os pais só precisam estar abertos às idéias novas e transformar cada minuto em uma deliciosa brincadeira de aprendizagem. Vale a pena tentar!

Autor: Cheryl Gerson Tuttle e Penny Paquette
Editora: Loyola

Comece a monitorar seu PC
PC Blindado monitora seu computador e de seus filhos para garantir que os mesmos estão seguros na internet. Além disso, PC Blindado permite que você bloqueie sites indesejados, acesso a programas impróprios e permite que você determine horários de uso do computador.