Como tirar vírus do seu PC

Para facilitar o processo de removação de vírus, organizamos uma lista de soluções possíveis para limpar seu computador da infecção. Mas antes de listarmos as soluções, vamos falar das táticas que não funcionam!

O que não funciona

Diagnóstico de vírus em PC

Existem vários mitos na Internet sobre como remover um vírus do seu PC. De acordo com a nossa rápida pesquisa, parece que a maioria desses mitos se originam em respostas no Yahoo Respostas.

Para evitar que você se engane e acabe usando uma dessas táticas ineficientes, vamos explorar cada uma delas! Além disso, falaremos de métodos ativos e passivos na proteção.

  1. Deletar o arquivo – alguns usuários acreditam que deletar o arquivo infectado é suficiente para eliminar o vírus do computador. Na realidade, isso não ocorre pois o arquivo é apenas a fonte do vírus, o vírus fica infiltrado no sistema! Deletar o arquivo impediria que você se infecte novamente, mas não elimina a infecção, por isso, é um método inútil.
  2. Desligar a Internet – outros acham que um vírus só pode roubar seus dados se estiver conectado com a Internet; logo, se a Internet estiver desligada, o vírus não será um problema! Em partes, é verdade! O vírus não conseguirá enviar seus dados para o invasor enquanto a Internet estiver desconectada, mas ainda assim os dados serão coletados e enviados posteriormente.
  3. Criar um novo usuário no Windows – há ainda aqueles que imaginam que um vírus está apenas associado com a sua conta de usuário no Windows, imaginando que a solução seria apenas criar um usuário novo e o problema estaria resolvido. Entretanto, os vírus mais recentes se instalam diretamente no computador, não importando qual usuário está sendo utilizado!

Sabendo que esses são as “soluções” que não protegerão seu PC, agora vamos para aquelas que realmente vão te ajudar a manter seu computador seu seguro.

Formatar o PC

Formatar o PC é um dos métodos de segurança passiva (ou seja, segurança que resolve o problema após ele ter ocorrido). Tal método é bastante extremo para tirar um vírus do seu PC, mas muito eficaz.

A formatação do computador deleta 100% dos seus arquivos e sistema e instala novamente. Assim, você remove todos os vírus da máquina e pode usar o computador sem preocupações.

Entretanto, vale ressaltar que há uma maneira de um vírus não ser removido: backups! Muitas pessoas desejam guardar alguns de seus arquivos quando realizam a formatação do computador e acabam, nesse processo, realizando o backup de arquivos infectados. Dessa forma, a fonte do vírus persistirá no PC após a formatação!

Por causa de fatores como esse, segurança ativa (aquela que previne a infecção do PC) é mais recomendada.

Anti-Spyware, Anti-Malware e Antivírus

Os softwares de Anti-Spyware, Anti-Malware e Antivírus são as principais formas de segurança ativa para PCs. Eles atuam com proteção preventiva do seu computador e impedem que você corra o risco de ser infectado.

Cada um desses programa seu computador de diferentes tipos de ameaças e diminui a necessidade de você se preocupar em retirar vírus da sua máquina.

A vantagem desse tipo de método de segurança é que você minimiza os riscos de ter partes de sua informação roubada: se você fica infectado por 3 meses e depois formata seu computador, existe uma grande chance de seus dados de cartão de crédito, banco, email e redes sociais terem sido roubados. Nesse caso, não adiantaria deletar o vírus, pois o invasor já roubou as informações que desejava.

O fundamental é utilizar um bom antivírus para que você não permita que as ameaças adentrem seu computador. Assim, poderá navegar pela Internet com mais liberdade e menos preocupação.

Como tirar vírus do arquivo?

Quando o antivírus detecta um arquivo infectado, o programa costuma oferecer três tipos de ações:

  • - Enviar para quarentena: na quarentena, o antivírus neutraliza os malefícios do vírus até que seja encontrada uma solução definitiva.
  • - Eliminar arquivo: além da quarentena, o antivírus permite que você elimine todos os vestígios do arquivo do seu PC, impedindo a reinfecção.
  • - Nenhuma ação: nesse caso, o antivírus identifica que o arquivo pode ser eliminado automaticamente e toma essa decisão sozinho. Alguns antivírus modernos oferecem modos como o “Piloto Automático” que tomam as decisões de maneira autônoma e permitem que você apenas se concentre em utilizar o PC!

Como evitar ser infectado de novo

Para evitar ser infectado novamente, é importante – como já dissemos – utilizar métodos de segurança ativa!

Mais especificamente, recomendamos a utilização de um antivírus que seja completo. De acordo com a AV-Test, o Bitdefender foi eleito o melhor antivírus do mundo. O PC Blindado utiliza a mesma tecnologia e, assim, oferece o mesmo nível de proteção.

Recomendamos que você faça o teste do PC Blindado Antivírus – é de graça por 15 dias – para limpar seu computador mais profundamente e garantir a segurança dos seus dados.

Retire os vírus do PC
PC Blindado monitora seu computador e de seus filhos para garantir que os mesmos estão seguros na internet. Além disso, PC Blindado permite que você bloqueie sites indesejados, acesso a programas impróprios e permite que você determine horários de uso do computador.